Jornalismo regional: dilemas e desafios contemporâneos

Diante da imensidão de dados gerada a cada minuto nas redes, como trabalhar a informação local? Sem dúvida nenhuma, o jornalismo regional é uma tendência que vem crescendo.

Para falar dos dilemas e desafios do jornalismo local convidamos o professor-doutor João Figueira, da Universidade de Coimbra. Ele esteve no Brasil a convite do Centro Universitário Uninter e gravou um seminário EaD especial. Ele estará disponível a partir do dia 02 de outubro no portal da Aerp.

Jornalismo

Durante o EaD, Figueira destacou a necessidade de transformações na forma como se faz jornalismo na atualidade. “Estamos vivendo uma ordem global que, provavelmente, ainda não entendemos em sua totalidade, mas já sentimos os seus efeitos em nós”.

Para Figueira, o jornalismo na era da globalização precisa descentralizar as informações, que ainda focam nos grandes centros. “Essa ideia de que estamos todos conectados, nessa forma de comunicação de massa, tem alguns problemas e limitações. É muito mais fácil saber o que está acontecendo em Nova York do que o que acontece na porta de casa”, comentou.

Figueira é professor auxiliar na faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e leciona disciplinas nas áreas de Jornalismo e Comunicação. Além de pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), atuou por mais de duas décadas como jornalista e é autor de três livros.


Last modified: Tuesday, 1 October 2019, 3:39 PM